Logística de Transporte

LOGÍSTICA E O SITEMA DE TRANSPORTE

 Logística é um termo muito utilizado para descrever o planejamento e organização de vários sistemas, inclusive o sistema de transporte, cuja técnica também é utilizada para as mudanças no Rio de Janeiro.

 transporte de mudanças rj

A origem da palavra é grega, mas sua utilização assume vária formas inclusive para os cálculos e estudos da álgebra, matemática e lógica.

 

Engana-se quem pensa que a logística é utilizada apenas para planejar o transporte de mercadorias, sua utilização é ampla, tanto que em tempos de guerra suas estratégias serviam para:

 

  • Distribuir armas, roupas, alimentos;

 

Com a evolução, passou a servir de ferramenta de gestão, auxiliando os empresários a orientar melhor a equipe de trabalho nos processos.

 

Além de apresentar estrutura de layout para melhor aproveitar o armazenamento de mercadorias.

 

Até mesmo na filosofia a logística é utilizada para definir uma forma de raciocínio lógico, bem diferente do idealizador da filosofia

 

  • A logística reversa tem um propósito interessante, como o próprio nome já diz, ele busca reverter os insumos utilizados nos processos, prioriza a sustentabilidade.

 

  • A logística integrada é a ideologia para melhorar o processo em si, aumentando a eficiência da empresa, para que aumenta seu nível de competitividade e lucratividade.

 

 

A logística empresarial é definida como um departamento eminente a sobrevivência das empresas modernas. Lá são administrados todos os tipos de recurso, financeiros, matérias e outros.

mudanças rio de janeiro

Por muito tempo, a definição de logística estava apenas associada a alocação e distribuição dos produtos, através da frota de transporte.

Hoje o conceito se ampliou, e muitas universidades preparam a cada dia novos profissionais para liderar os processo logísticos.

As duas grandes áreas da logística

A área principal que é relacionada aos transportes, de cargas e mudança, além de cuidar do estoque.

E na área secundária onde estão as compras, a programação de entrega e de produtos, os sistemas de informação e também a utilização dos materiais.

Sindicato dos transportes Brasil : NT&C

Órgão regulamentador : ANTT