Tratamento de Esgoto

COMO DESENTUPIR ESGOTO?

Nem sempre o desentupimento de esgoto é uma tarefa fácil, o acúmulo de resíduos, como sobras, farelos, detritos e gordura, acabam dificultando e muito o processo de manutenção de esgoto.

Ainda por cima, o hábito de realizar uma limpeza regular, com frequência de pelo menos 6 a 7 meses não é nada comum entre a maioria das pessoas.

O que leva ao caos quando acontece algum problema na tubulação em virtude de entupimento.

O que é mais indicado fazer quando os canos estão entupidos?

Sem hesitar, e por precaução é chamar uma empresa qualificada para realizar a obstrução do cano.

Mas como isso também não é muito comum na rotina doméstica, veja algumas dicas práticas e que podem ajudar em uma situação de extrema emergência.

  • Preparar uma solução caseira a base de bicabornato de sódio e um pouco de vinagre

É viável, visto que os dois produtos são simples de se conseguir e possuem abrasividade natural, logo não se corre o risco de danificar nenhum cano.

O processo é simples, basta retirar a água, diluir uma colher de bicabornato na água morna, precisamente dois copos e derramar no local do entupimento.

Aguarde por 15 minutos e acrescente um copo cheio de vinagre, cubra o ralo e deixe o produto agir.

  • O velho fio de arame

O fio de arame bem fino e rígido ainda poderá salvar você de apuros, desde que o entupimento não seja grave e próximo a extremidade.

Insira o fio e com movimento que empurra e puxa tente fazer com que o resíduo se mova.

Atenção!

Não utilize produtos altamente abrasivos, pois você não tem noção exata do grau do problema, na verdade produtos extremamente potentes, podem inclusive danificar o encanamento.

Se após suas tentativas frustradas de resolver o problema, o ideal é chamar o serviço especializado de desentupimento, pois não tem como ignorar um problema deste porte.

Veja a complexidade de uma estação de tratamento de esgoto :